O debate sobre a definição e equalização dos pilotos no mundo do automobilismo virtual (AV) não é novo. Cada piloto possui um perfil único de pilotagem, uma quantidade distinta de tempo dedicado ao treinamento e, é claro, diferentes níveis de seriedade em relação ao esporte. Alguns se entregam com fervor na busca pelos títulos, enquanto outros buscam mais a diversão da competição. O resultado disso é um ecossistema variado, com pilotos que têm diferentes formas e objetivos ao volante.
Com isso, surge a necessidade de um equilíbrio dentro das ligas, onde se questiona como garantir que os competidores estejam no mesmo nível, para que as competições sejam mais justas e emocionantes. Pensando nisso, o E-sporte AV criou um sistema para classificar e perfilar os pilotos, buscando aproximar os competidores de um equilíbrio mais harmônico.
A análise focou em um aspecto fundamental: o desempenho de cada piloto nas corridas. O critério mais claro e objetivo foi, então, as classificações finais de cada piloto em competições anteriores, uma vez que esses resultados são indicadores diretos do nível de desempenho.
A partir dessa análise, foram criados cinco perfis para classificar os pilotos de maneira mais justa.
As licenças foram definidas para atender à diversidade dos pilotos. A seguir, uma breve explicação sobre o que cada categoria representa:
Pilotos novatos ou com pouca experiência, que dedicam menos tempo ao automobilismo virtual. Esses competidores buscam mais diversão e participação nas competições do que a conquista de pódios.
Pilotos com um pouco mais de experiência, que se dedicam de forma mais consistente às competições e estão em busca de melhorar seu desempenho.
Pilotos com desempenho médio. Dependendo do tipo de competição, podem se destacar ou permanecer no segundo pelotão.
Pilotos de performance acima da média. Esses competidores se dedicam bastante e, na maioria das competições, ficam entre os 10 primeiros colocados.
Pilotos altamente dedicados, que investem horas preciosas de treino e buscam constantemente a conquista de títulos.
Pilotos extremamente comprometidos com o treinamento, dedicando-se a alcançar o melhor desempenho possível. Na maioria das competições, se destacam entre os três primeiros lugares.
Após definirmos as licenças, estabelecemos as faixas que compõem cada uma delas. Confira as regras para a pontuação:
1. As faixas serão compostas por números inteiros, variando de 0 a 100. O mínimo que um piloto poderá obter será 0, e o máximo, 100.
2. Os pilotos receberão pontos de acordo com sua classificação final em cada competição.
3. A pontuação será detalhada em cada regulamento de competição.
4. Para campeonatos, as pontuações poderão ser tanto positivas quanto negativas.
5. Não serão atribuídos pontos negativos a pilotos com saldo zero.
6. Caso um piloto ultrapasse a faixa de 0 ou 100 pontos, a pontuação será ajustada para o limite inferior ou superior da faixa.
7. A pontuação será aplicada a eventos do tipo campeonatos ou "4 funs", conforme os regulamentos estabelecidos.
As faixas de pontuação para cada categoria ficaram assim definidas:
- **E**: Pontuação de 0 a 19
- **D**: Pontuação de 20 a 39
- **C**: Pontuação de 40 a 59
- **B**: Pontuação de 60 a 79
- **A**: Pontuação de 80 a 99
- **SS**: Pontuação de 100
**Como Funciona na Prática?**
Vamos supor que, em um campeonato com 15 participantes, os pontos sejam distribuídos da seguinte forma:
- **1º lugar**: 20 pontos
- **2º lugar**: 20 pontos
- **3º lugar**: 10 pontos
- **4º lugar**: 7 pontos
- **5º lugar**: 4 pontos
- **6º lugar**: 2 pontos
- **7º lugar**: 1 ponto
- **8º lugar**: 0 pontos
- **9º lugar**: -1 ponto
- **10º lugar**: -2 pontos
- **11º lugar**: -4 pontos
- **12º lugar**: -6 pontos
- **13º lugar**: -8 pontos
- **14º lugar**: -10 pontos
- **15º lugar**: -20 pontos
Com essas regras, os pilotos que ficarem nas duas primeiras posições recebem 20 pontos, o que pode promovê-los a uma categoria superior. Já os pilotos das últimas posições, com pontuação negativa, podem ser rebaixados para uma categoria inferior.
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**Como o piloto saberá sua Licença?**
Para cada piloto, haverá um histórico detalhado de sua pontuação, com a licença atual e todos os pontos acumulados ao longo das competições. Essas informações serão disponibilizadas de forma transparente, permitindo que o piloto saiba exatamente onde se encontra em relação ao seu desenvolvimento e onde pode melhorar.
Este sistema visa não apenas equilibrar as disputas, mas também proporcionar uma evolução constante dos competidores, criando um ambiente mais competitivo e estimulante dentro do automobilismo virtual.
**Considerações Finais**
Com esse novo sistema de licenciamento, o objetivo é criar um ambiente onde todos os tipos de pilotos possam competir em igualdade de condições. As disputas tendem a ficar mais interessantes à medida que os pilotos evoluem e se enfrentam em categorias ajustadas às suas habilidades. Em suma, trata-se de uma inovação que vem para nivelar as competições e garantir que cada piloto tenha uma experiência enriquecedora e desafiadora.
Ao final de cada de evento será verificado se o mesmo possui a pontuação de licenciamento, onde será consultado e aplicado as pontuações de acordo com o especificado no regulamento.
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